As notícias sobre os prejuízos das Lojas Americanas impactaram o mercado fortemente. Mesmo quem não entende muito de mercado financeiro, atentou para a noticia porque tem muitas pessoas e operações em jogo.
Tem muitos pontos a serem abordados e vou tratar aqui de alguns que podem ser alertas bem grandes para micros e pequenas empresas:
1. FALTA DE TRANSPARENCIA NAS DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS
A falta de qualidade dos dados que compõem as demonstrações financeiras é como uma bactéria oculta que causa doenças muito graves a médio e grande prazos. Normalmente isso se dá por falta de profissionalização na área e por crenças dos líderes de que isso não é necessário. As consequências impactam todas as operações da empresa, principalmente a área financeira.
2. FALTA DE DADOS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
Tão grave quanto o primeiro ponto apresentado é NÃO produzir relatórios financeiros para apurar resultados. Sem indicadores, nenhum gestor consegue alavancar os negócios de forma sustentável. Até a Receita Federal tem em suas exigências de declarações, as demonstrações contábeis e, as micro e pequenas empresas demoram a colocar foco nisso, podendo ter questionamentos desnecessários do Fisco, além de não conhecer de verdade suas operações. É como namorar uma pessoa à distância e ter poucas informações de seus feitos, fragiliza a relação.
3. INFORMAÇÕES QUE POUCOS ENTENDEM
Empreender no Brasil pede coragem e disposição para aprender muitas coisas sobre gestão e tributos, além do Negócio Fim da empresa. A falta de entendimento sobre as informações demonstradas em balanços pode levar a problemas graves como este da Lojas Americanas e impactar todos os Players envolvidos com a operação, desde colaboradores até fornecedores, passando, claro, pelos sócios. Por isso a necessidade que todos entendam a linguagem utilizada nas demonstrações financeiras e contábeis.
4. FALTA DE ACOMPANHAMENTO PERIODICO
Com a velocidade da informação e da tecnologia, todas as demonstrações financeiras e contábeis precisam ser atuais. Não se pode tomar decisões com base em balancetes de 2 meses atrás. Imagina uma sociedade de credito pedir para ver os balanços dos últimos 3 anos e não ter dados ou receber informações com má qualidade? Complica para se conseguir credito e o problema não é dos órgãos que analisam e sim da empresa que não atentou para isso.
5. SOCIOS QUE NÃO TEM PARA QUEM PRESTAR CONTAS
As Lojas Americanas é uma empresa de capital aberto e deve publicar seus resultados em jornal de grande circulação para que todos os sócios vejam como está a saúde da empresa. Ainda assim, estão enfrentando os problemas atuais. Imagine empresas dirigidas por pessoas que não tem mentalidade de compartilhar suas informações corretamente com contadores ou consultores para uma melhor avaliação dos resultados? O estrago pode ser bem maior do que o que temos assistido das Lojas Americanas.
E o que se pode fazer para evitar que prejuízos financeiros e emocionais derrubem nossas empresas? Algumas lições que podem ser adotadas imediatamente para correção de rota e início de uma gestão mais profissional, mesmo que as micros e pequenas empresas tenham menos lastros financeiros que as empresas maiores:
· CORRIJA A ROTA
Reúna-se com a assessoria contábil para definir um plano de ação de correção do que pode estar errado e como será corrigido. Definam papéis de cada um no processo e o gestor deve se comprometer a motivar as mudanças com seu time e acompanhar pessoalmente os impactos gerados. Como gestor, saiba o que tem que cobrar da empresa contábil.
· PROFISSIONALIZE A ÁREA FINANCEIRA
Ainda que seja feita pelo próprio dono da empresa, busque ferramentas que auxiliem nisso. Existem muitos ERPs de finanças no mercado capazes de auxiliar com isso e tudo que se precisa é de pessoas dispostas a mantê-los atualizados, levando a ganho de tempo, produtividade e dados de qualidade que facilitam o levantamento de resultados.
· SINTONIZE AS INFORMAÇÕES FINANEIRAS COM AS CONTÁBEIS
Existe um documento chamado Plano de Contas. Serve para classificar todas contas de entradas e saídas de dinheiro da empresa. Se o plano de contas utilizado na empresa é o mesmo que se utiliza na contabilidade, o risco de erros é minimizado e a leitura das informações ficam mais fáceis.
· ESTABELEÇA O DIA DE TRABALHAR A EMPRESA
Muitos desses erros acontecem porque os gestores estão presos à área operacional, ficando com pouco tempo para avaliação de resultados e de performance. A solução para isso é arrumar a agenda de forma a se ter um dia de analisar as informações de resultados, investigar os motivos dos saldos estranhos e corrigir e mudar processos de forma que as falhas não se repitam. Não querer pagar consultoria contábil para estes trabalhos é o que chamo de economia porca porque estas rotinas melhoram muito os resultados.