As micros e pequenas empresas tem muitos desafios de estruturação e crescimento sustentável. As tratativas que para as empresas maiores são mais fáceis de implementação e constância, para as menores tornam-se problemas que parecem maiores do que são na prática. Vamos analisar alguns pontos para termos mais clareza disso:
FINANCEIRO – esta área é uma das mais fragilizadas e que merece atenção redobrada porque perder o controle e ver a lucratividade esvaziar as contas é comum.
· CONFUSAO PATRIMONIAL – mistura de contas das pessoas físicas nas contas da empresa. Quando isso acontece, já fica complicado de analisar os ganhos reais, além de maior exposição ao Fisco.
· DIFICULDADE DE AUTOMAÇÃO – implantar sistemas, alimentar, manter atualizado e apurar os resultados indicados é um exercício pesado para algumas pequenas empresas. Faltam pessoas que se comprometam com as integração, falta conhecimento tecnológico, falta tempo de qualidade dedicado porque as urgências do dia a dia tomam conta de todo o tempo das pessoas na empresa.
· FALTA DE ESTRATEGIA – o planejamento estratégico é o que determina os caminhos por onde a empresa passará para alcançar resultados. Quando não se tem um plano, vive-se um dia de cada vez inclinando-se para onde o mercado indicassem saber se poderia fazer diferente,
· FALTA DE INDICADORES – os planejamento estratégicos são medidos por indicadores. São eles que mostram o que está dando certo e o que precisa ser mudado. Sem indicadores, é como se as empresas caminhassem por caminhos escuros, sem clareza e domínio da trilha que está fazendo.
· FALTA DE POLITICAS – falta de politicas de atendimento, financeiro, de qualidade, de relacionamento entre os parceiros. Quando não se tem politicas, é mais difícil desenhar os processos internos e sem processos, há acúmulos de retrabalhos, falta de constância e outros tantos problemas que a médio prazo, trazem prejuízos financeiros.
· CULTURA FRÁGIL – os desafios antes citados, podem fragilizar a cultura da empresa por falta de clareza de como as coisas são feitas, porque são feitas e para quem são feitas. Quando o time não entende o que e porque está fazendo o que faz, compromete toda boa intenção de entregar os melhores produtos. Muitos de vocês já devem ter passado pela situação de ir ao supermercado e ter achado tudo que queria e na hora de sair, depara-se com uma pessoa no caixa mal humorada e com atendimento ruim. Esta experiência estraga toda experiência anterior das boas compras.
Percebe que empreender vem acompanhado de vários aprendizados novos que nem imaginamos?
Não é somente saber sobre os produtos e sobre vendas. É ter conhecimento sobre as mais diversas áreas necessárias e cuidar diligentemente para que tudo caminhe com governança e não com dependência de fatores externos.
Que tal parar agora, olhar para suas tratativas administrativas e identificar onde estão as lacunas que precisam ser consertadas? Que tal analisar seu time e entender suas reais necessidades para fazer boas entregas? Que tal analisar-se com franqueza e perceber se tem feito uma boa gestão dos seus negócios?