Temos chamado nossos clientes e parceiros para começar a pensar a empresa para 2024. Sem planejamento, gastamos mais energia e dinheiro para crescer e desenvolver os negócios.
Hoje chamo atenção para o exercício de ter um NOVO OLHAR para assuntos que temos a tenência de negligenciar, seja porque achamos chatos, seja porque estão fora do nosso interesse, mas que podem impactar os negócios.
POLITICA é um deles. Saber como os políticos estão se movimentando em relação ao destino do País e decisões importantes sobre tudo que vai reger nossas vidas nos ajuda a entender melhor a dinâmica, como também fazer cobranças efetivas.
CARGA TRIBUTARIA – tramita no Governo, assuntos sobre a Reforma Tributária que deve impactar a todas as empresas e pessoas físicas do País de forma direta ou indireta, este assunto deve fazer parte dos planejamentos de 2024 para entender se precisaremos ou não de atitudes práticas para redução de custos.
MERCADO FINANCEIRO – como as decisões do Banco Central impactam nossos negócios? Quais são os custos financeiros cobrados pelos bancos? Precisamos mesmo pagar tudo isso? Tem formas de economizar com segurança? Estas e outras perguntas podem ser feitas em torno do assunto para mudarmos tratativas diárias e ajudar a melhorar resultados futuros.
SEU MERCADO – como está se comportando? Cresce? Está parado ou tem retrocesso? Como investir com mais qualidade para ter mais assertividade no retorno?
Percebe quantas perguntas diferentes podemos fazer em torno de pontos externos que podem impactar os negócios?
Este olhar para fora é necessário, mas primordial é olhar para dentro da empresa e promover todas as transformações que sejam necessárias.
Se fez um plano de negócios lá em janeiro e nunca mais olhou para ele, é hora e revisitar e já começar as anotações de mudanças para o próximo ano, caso deseje mudanças sustentáveis.